Top 20 MTV Brasil

Quando a MTV surgiu no começo dos anos 90, não era toda cidade que tinha o sinal liberado. Lá em Leme tivemos essa sorte, graças à bondade do prefeito da época. Para quem só conhecia música via rádio FM local e trilhas sonoras de novelas e filmes, a MTV chegou com o impacto de uma bomba atômica. Eu que não lia a Bizz porque não tinha acesso a nada do que era comentado ali, finalmente descobri todo um mundo de possibilidades musicais que, sem exagero, moldaram minha personalidade e me tornaram o que sou hoje. Não é pouca coisa. Mesmo assim, a sua recente morte não me comoveu. Foi como o fim da revista Set, do Playcenter, do Cine Alvorada de Leme, de vários bares que eu costumava frequentar. Algo importante que já não fazia mais parte do meu cotidiano.

Ainda assim, vale um top nostálgico para a posteridade. Afinal, foi com a MTV, e não com o Nick Hornby, que eu aprendi o que é um top.

20.
Furo MTV com Dani Calabresa e Bento Ribeiro, o último programa decente antes do fim.

19.
Tela Class, o mais próximo que a TV chegou da genialidade de “Feira da Fruta”.

18.
Covernation, porque até o Marcos Mion já foi divertido.

17.
Acústico MTV, ressuscitando várias bandas brasileiras.

16.
Top Top com Marina Person e Leo Madeira, o último programa decente relacionado a música antes do fim.

15.
Teleguiado com Cazé Peçanha, mais relevante que qualquer CQC da vida.

14.
MTV Al Dente, a Sexta Sexy com clipes.

13.
Pioneiro da nova praga de humoristas, o 15 Minutos revelou o melhor deles: Marcelo Adnet.

12.
Gás Total com Gastão Moreira, paulada na orelha.

11.
Lado B com Fabio Massari, formando toda uma geração de indies.

10.
Cine MTV, formação clássica com Chris Couto.

9.
Os Piores Clipes do Mundo, porque até o Marcos Mion já foi divertido – parte 2.

8.
Hermes & Renato, do cover do clipe de “Sabotage” para os documentos trololó, passando pelo eterno Charlinho.

7.
Gratidão eterna pela exibição de Beavis & Butt-Head, Garoto Enxaqueca e South Park.

6.
As primeiras edições do Rock Gol, com a formação clássica dos Sobrinhos do Ataíde.

5.
As inúmeras VJs gatas, aqui representadas pela musa Cuca.

4.
As paradas de sucesso: Disk MTV e Top 20 Brasil, que eu costumava anotar na agenda.

3.
Sinhá Boça, a melhor novela da história da televisão brasileira.

2.
Contos de Thunder, com a coleção de filmes da Troma do Thunderbird.

1.
Em primeiro lugar, é claro, os clipes. Com destaque para “Even Better Than The Real Thing” do U2, que mudou minha vida.

Deixe um comentário